O vereador Rener Barbosa (PSDB), confirmou a reportagem do Noticidade nesta quinta-feira (07) que pretende antecipar a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Maracaju.
Rener é o atual presidente e pretende disputar a reeleição, ao que tudo indica, dessa vez, ele terá resistência e pode ter que enfrentar seu atual primeiro-secretário Robert Ziemann (PSDB) que foi presidente nas duas legislaturas passadas. Nego do Povo (PSDB), Daniel Esquivel (PP) e Diogo Frizzo (PL) também são opções de nomes novos nessa disputa, eles não confirmaram apoio a Rener.
Para antecipar a eleição de fevereiro de 2027 para Agosto de 2025, Rener terá que buscar pelo menos nove votos para alterar o regimento interno da Câmara, isso deve ocorrer na próxima sessão, dia 11 de Agosto. Conforme apurado, a eleição deve ocorrer às pressas em sessão extraordinária.
A reportagem do Noticidade conversou hoje com alguns vereadores que confirmaram total apoio para Rener, isso porque, de acordo com eles, “Rener tem atendido bem as demandas dos vereadores com liberação de diárias, contratação de mais assessores, dentre outros benefícios”, contudo, isso tem gerado impacto orçamentário negativo nas contas do legislativo que provavelmente não vai promover a devolução do duodécimo para a prefeitura este ano.
Essa possibilidade da negativa no repasse para a prefeitura é inédita e isso pode prejudicar diretamente a população, além de enfraquecer ainda mais a parceria entre executivo e legislativo.